O que é Gutenberg? Uma nova ferramento do WordPress
WordPress está prestes a mudar de uma maneira muito grande.
Depois de muitos meses de desenvolvimento e testes, a plataforma está fazendo uma das mudanças mais drásticas de sua história. Uma mudança que pode frustrar muitos, mas pode tornar a construção de um site muito mais fácil para muitas pessoas.
Chama-se Gutenberg.
WordPress clássico
Originalmente, para criar um site WordPress, e transformá-lo em algo que se encaixasse em uma marca, exigia um desenvolvedor e designer, ou para você ter algum conhecimento de código.
Eles precisariam criar um tema ou comprar um de um site como o Envato e personalizá-lo.
E, na maioria dos casos, para personalizar ainda mais, você também precisa da ajuda deles.
Construtores de Páginas
Esse processo complicado abriu as portas para os construtores de páginas, uma categoria de plugins que torna a edição de sites do WordPress, usando um tema compatível, mais visual.
Produtos como o Visual Composer e o Elementor fizeram negócios inteiros para tornar os sites do WordPress mais facilmente personalizáveis. Eles criam uma página da Web mais visualmente interativa e permitem que você crie sites inteiros, em alguns casos, com a funcionalidade de arrastar e soltar.
Construtores de página fornecem a você o que é chamado de “blocos” no menu lateral.
Cada bloco representa uma área de conteúdo, seja texto, fotos, vídeo, etc. Você arrasta o bloco escolhido para a tela principal e, a partir dele, pode personalizar sua aparência e funcionalidade.
Você pode combinar blocos e até salvá-los como modelos que se ajustam às suas personalizações e garantem a continuidade. Ou, se preferir, você pode estilizar cada bloco individualmente de forma completamente diferente. Os construtores de páginas tornam isso totalmente possível e super fácil.
Para conseguir a mesma coisa usando o editor clássico do WordPress, seria necessário algum conhecimento de desenvolvimento de código curto complexo. E, mesmo assim, pode envolver muitas tentativas e erros para garantir que apareça na página final da maneira que você imaginou.
Os construtores de páginas, como o Visual Composer e o Elementor, permitem que você veja os resultados de suas alterações ao vivo enquanto os cria.
Como resultado, esses plugins se tornaram, para milhões de sites do WordPress, um item obrigatório.
O que nos leva a Gutenberg.
O que é Gutenberg?
A próxima grande atualização para o WordPress vai ver a introdução do editor de Gutenberg.
Ele verá o backend normalmente rígido com funcionalidade limitada, transformado em algo parecido com os construtores de páginas sobre os quais acabamos de falar.
As páginas serão divididas em blocos de conteúdo que você pode arrastar e soltar na tela, editar seu estilo e funcionalidade e assistir a sua página da web formando ao vivo diante de seus olhos, com pouca ou nenhuma codificação necessária.
Quer mudar a fonte? Você pode fazer isso e ver o resultado imediatamente.
Quer mudar a imagem, você pode fazer isso e ver como ela fica no seu site instantaneamente.
Inserir um player de vídeo, galeria de imagens, botões ou alterar o esquema de cores poderá ser feito com muito mais facilidade; uma mudança positiva para os menos tecnicamente experientes.
No entanto, nem todos serão felizes.
Alguns desenvolvedores e devotos do editor clássico do WordPress já expressaram seu desinteresse pelo que eles vêem como uma interface de usuário levemente simplificada.
Embora a extensão do editor na interface padronizada anterior do WordPress tenha sido complicada, a capacidade de estender facilmente o editor clássico deu a esses usuários controle total sobre seus sites.
Além disso, há o fato de que muitos temas não serão compatíveis com o Gutenberg quando o WordPress finalmente lançar o novo editor.
Embora isso possa ser ajustado por criadores de temas, há um risco que alguns clientes menos experientes podem tentar atualizar para a edição de Gutenberg do WordPress e bagunçar o site deles.
Além disso, o que isso significa para os modelos de negócios dos desenvolvedores do WordPress. Se é mais fácil para os mortais criar e editar sites, haverá menos dependência deles?
Todas são preocupações válidas.
Gutenberg é a maior mudança para o WordPress em mais de uma década. Você nunca fará uma grande mudança como essa e agradará a todos.
Além disso, certamente haverá dores de crescimento. As chances de o novo editor funcionar sem problemas desde o primeiro dia são praticamente nulas. Como qualquer atualização como essa, será um trabalho em andamento por muito tempo, mesmo após o lançamento.
Em preparação para a inevitável mistura de confusão e indignação que esperam de alguns na comunidade WordPress, a equipe principal tem um plugin que substitui o editor de Gutenberg pelo clássico. E talvez seja algo a considerar fazer até que eles resolvam os problemas.
Mas se o WordPress está colocando tudo na linha para lançar uma mudança de interface tão significativa quanto isso, você tem que assumir que há uma razão para isso.
Oferecendo uma maneira mais visualmente interativa de construir sites, que traz a funcionalidade do WordPress em consonância com outros construtores de sites como o Squarespace e o Wix, traz suas ofertas atualizadas. E, esperançosamente, configura-as para um futuro em que as pessoas talvez nem estejam construindo sites em computadores.
Então, aperte o cinto. Porque a mudança está chegando.
O que você precisa saber sobre o Gutenberg
Gutenberg é o nome do projeto. Será o grande marco do WordPress 5.0. Atualmente já pode ser testado através de um plugin. Finalmente nos veremos livres dos page builders.
Os códigos e todo o desenvolvimento está no Github. Toda a base de plugins e temas atuais precisarão se readequar para tirar vantagens das possibilidades que virão.
1. Impacto no tema WordPress
Atualmente, muitos temas WordPress se tornaram muito grande e cheio de códigos. O que não é considerado muito bom para todo o ambiente do WordPress. Por isso, com o Gutenberg, um tema WordPress terá uma folha de estilo com todos os blocos do projeto com a flexibilidade de remoção de blocos nativos e acréscimo de blocos customizados.
2. Impacto nos plugins WordPress
Para esta área vamos pensar em um exemplo. Imagine que você possui uma loja virtual com WooCommerce. Você anunciou uma liquidação para o feriado e possui alguns itens da loja que você gostaria de selecionar e postar em seu conteúdo.
Hoje, você consegue adicionar o link da sua página de WooCommerce para redirecionar os usuários a página onde conseguem comprar estes produtos. Isto se torna um pouco restritivo se você não é um desenvolvedor.
Com o Gutenberg, é possível adicionar um bloco de produto do WooCommerce em sua publicação, onde é possível escolher produto específico em oferta e os usuários conseguirão interagir na postagem, visualizando imagens, descrição e até mesmo adicionando o produto ao carrinho.
3. Impacto na comunidade WordPress
Todo este processo de melhorias impactará a comunidade de forma positiva. Temas WordPress aprimorados, melhores plugins e um espaço de trabalho otimizado e simplificado.
Mais prático e com mais recursos e possibilidades para o desenvolvedor, designer e usuário.
Conclusão
Como você pode ver, o editor Gutenberg veio para tornar o WordPress muito mais flexível e prático para todos! Agora, só resta aguardar para que todas estas mudanças cheguem ao core do WordPress. A atualização está prevista para 2018.
Para permanecer com seu tema sem problemas
Se você receber a nova versão do WordPress, ele aparecerá conforme imagens abaixo. Basta seguir o procedimento:
NÃO INSTALE O GUTENBERG PARA NÃO DESCONFIGURAR O SITE JÁ CUSTOMIZADO.
01 – Clique no botão INSTALAR EDITOR CLASSICO.
02 – Após a instalção, clique no botão ATIVAR EDITOR CLASSICO.
E pronto. Seu tema não será desconfigurado.