Logo, logotipo, marca e logomarca. Qual a diferença?
Existem confusões frequentes em relação aos termos logo, logotipo, marca e logomarca. Vamos esclarecer a diferença entre eles.
Logo e logotipo
O logotipo é o símbolo visual de um conceito! Em grego, “logos” significa conceito ou significado, enquanto “typos” significa símbolo ou figura. Juntos, eles formam o logotipo – a representação gráfica do nome de uma empresa, composta por símbolo e tipografia.
Imagine que um cliente nos apresenta um conceito para trabalharmos. Este é o logo. A partir daí, criamos um símbolo gráfico, que é o tipo. O logotipo é, então, a combinação do símbolo e da tipografia, a imagem da marca. É como a cara de uma empresa, representada por letras características e um símbolo distintivo.
Empresas como Google, Sony, Coca-Cola têm logotipos reconhecidos mundialmente.
O logotipo é parte da identidade da marca e deve estar presente em todas as peças gráficas da empresa. Não se confunda com a marca, ele apenas representa o conceito que a empresa deseja transmitir. Exemplos de marcas conhecidas com logotipos incríveis são Apple e Nike.
E lembre-se, o logotipo pode ser registrado como marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Marca
A marca é a alma da empresa! É representada pelo logotipo e pela identidade visual e abrange muito mais do que apenas o símbolo – incluindo emoções, cores e tudo o que a empresa representa. É a identificação da empresa em qualquer lugar, independentemente do contexto gráfico. A marca é a conexão entre a empresa, sua missão, valores, visão e, mais importante, seus consumidores.
De acordo com Philip Kotler, o “pai do Marketing moderno”, a marca tem até 6 camadas de significado: benefícios, atributos, valores, personalidade, cultura e usuário. Cada camada adiciona profundidade e significado à marca, tornando-a ainda mais poderosa e impactante.
Logomarca
A palavra “logomarca” é pouco conhecida entre profissionais do mercado publicitário, mas é usada por clientes que a confundem com o termo “logotipo”. Muitos consideram essa palavra uma invenção, uma versão brasileira para representar uma nova forma de logotipo.
“Logomarca” é formada pela união de duas palavras: “logo” + “marca”. “Logos” é uma palavra grega que significa “conceito” ou “significado”, enquanto “marca” vem da palavra germânica “marka” e tem o mesmo significado que “logo”. Dessa forma, “logomarca” não faz muito sentido, pois significaria “significado do significado
E você, já conhece nossos serviços de criação de LOGO?
Transforme sua empresa em um símbolo reconhecido com a criação do seu LOGO pelos experts da DX2BRASIL! Não perca mais tempo e dê o primeiro passo rumo ao sucesso agora mesmo. Entre em contato conosco e tenha um LOGO único e impactante para sua marca. Clique aqui e solicite um orçamento.